Pétala

Deixa eu aqui que estou sonhando
Sem economizar metáforas em dias lacônicos.
Só quando percebi que as vezes o caminho é mais importante que o destino
É que me guiei rumo aos caminhos mais volúveis,

E não deixei o contentamento passar despercebido;
Para que este não escapasse fazendo-me confuso
quanto aos verdadeiros motivos de minhas lágrimas.

Então quero continuar meu vôo
e só pousar quando minhas asas pedirem descanso,
num jardim onde eu possa dormir tranqüilo.

Pensei em voltar alguns séculos e vivenciar o esplendor
De pessoas comemorando suas curas e vitórias.
Tenho medo e só tenho medo
Daquilo que sensível é.

Sou uma fera em fronte a um dragão;
Um palhaço frente a alegria;
Um soldado lutando contra a guerra;
E um medroso diante do que é frágil.

Ah, quanta falta faria a ausência daquilo que já temos,
Uma falta incomparável àquilo que queremos ter.
Só falta então perceber
Quão lindo é o Simples
Entre noites e dias desnecessários e fatais.

Então abri meus olhos e pude ver
Que a vida é isso que vivemos: é este processo de múltiplos produtos.
E que o forte nem sempre é fraco perto de um mais forte,
Mas as vezes abre mão de sua força diante do que delicado é.
[R.Tavares-(Príncipe)]